Corinthians - Maior Perfil das Américas

Corinthians abraça campanha da torcida para aumentar o engajamento nas redes sociais

Aqui no Futebol Retweet sempre insistimos que o engajamento é mais importante que a quantidade de seguidores. Não adianta ter milhões de torcedores se eles não interagem. E esse é um grande problema do Corinthians. É o clube com mais seguidores no Twitter e Facebook, mas não consegue ter um engajamento à altura.

Engajamento no Twitter

Engajamento do Corinthians no Twitter

Hoje o Corinthians tem mais de 700 mil seguidores a mais (14%) que o Flamengo, no Twitter. Mas o clube carioca tem um engajamento 360% maior (em março).

Muitos torcedores argumentam que o Corinthians tem muitos usuários inativos (o que chamam de fakes), mas já fizemos uma análise e não constatamos um número muito discrepante. É comum que perfis com milhões de seguidores tenham muitos usuários inativos.

Engajamento no Facebook

facebook

Mesmo com quase 200 mil seguidores a mais que o Flamengo, no Facebook, o engajamento do Corinthians também fica abaixo do rubro-negro.

Engajamento no Instagram

instagram

Curiosamente, a rede onde o Corinthians tem o engajamento mais próximo do Flamengo é a que o clube do Rio tem mais seguidores que o paulista. O que mostra, mais uma vez, que o engajamento não reflete diretamente a quantidade de seguidores.

Cada torcida tem um comportamento diferente em cada rede social. Isso fica claro no nosso acompanhamento de categorias de posts. Várias vezes notamos assuntos semelhantes com engajamentos diferentes em cada rede social. Mesmo que seja do mesmo clube.

O conteúdo que a equipe de mídias sociais do Corinthians vem abordando no Instagram vem agradando a torcida. Assim como no Facebook também está indo bem. Mas no Twitter ainda não chegou no conteúdo que mais agrade a parte da torcida que frequenta esta rede social.

São necessárias abordagens diferentes em cada rede. Até por isso que nós, do Futebol Retweet, categorizamos os posts das redes sociais para entendermos melhor o comportamento das torcidas.

Uma torcida pode ter comportamentos tão diferentes em redes sociais como esses gráficos abaixo.

Twitter

pizza-twitter

Facebook

pizza-facebook

Por isso um mesmo clube pode ir muito bem numa rede social e ir mal em outra. Não significa que o conteúdo seja ruim, o comportamento dos seguidores que é bem diferente.

E é esse tipo de análise que fazemos no Futebol Retweet. Não cansamos de repetir que não existe um número que explique tudo. É importante pegar todos os dados relevantes e cruzar para chegar às informações realmente relevantes.

Não estamos aqui para substituir equipes de Social Media dos clubes. Mas temos a ferramenta ideal para auxiliar no monitoramento e nas análises necessárias para que os clubes atendam suas torcidas da melhor maneira possível.