palmeiras

Clássico paulista teve mais engajamento que o carioca

No domingo (19 de março) foram disputados clássicos no Rio e em São Paulo, ao mesmo tempo. Fizemos uma comparação do engajamento (no Twitter) dos quatro times que entraram em ação.

tabela

O Palmeiras foi o vencedor do clássico de SP, e o maior pontuador do dia. Foi responsável por quase 15% do engajamento do dia.

Boa parte disso foi graças ao resultado da partida. O tweet de maior engajamento do alvi-verde foi exaltando a virada, com mais de nove mil pontos de engajamento.

Mesmo com a partida contra o Botafogo, o tweet de maior destaque do Vasco (segundo maior pontuador do quarteto) foi sobre o novo técnico do clube.

E o segundo tweet de maior engajamento do clube foi do presidente comentando a contratação do novo técnico. A mensagem de maior engajamento do clássico foi a escalação do time. O 0x0 não animou muito a torcida.

O Santos teve o maior engajamento na mensagem com o placar da partida. Torcidas adversárias têm o costume de retweetar os posts de derrota alheia.

Logo depois desse veio o gol do Santos, que estava dando a vitória para o alvi-negro.

O Botafogo teve como melhore engajamentos os tweets pré jogo. Chamando a torcida para a partida.

Somados, os dois clubes de São Paulo foram responsáveis por 23,8% do engajamento total do dia. Os cariocas do clássico conseguiram 17,3%.

No comparativo mensal, a ordem do ranking é outra. Vasco, Palmeiras, Botafogo e Santos.

marco-palmeiras-vasco-santos-botafogo-engajamento-twitter

O desempenho dos clubes mostrou como gols influenciam no engajamento de uma partida. Botafogo e Vasco ficando no 0x0 terminaram com pontuações inferiores aos clubes que estão atrás deles no mês de março.

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.

Mais informações públicas sobre as redes sociais dos
clubes de futebol no site do Futebol Retweet.