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Para que servem diferentes medições de engajamento?

Na última semana, muitos perguntaram, no nosso Twitter, sobre uma matéria do Lance! sobre o Botafogo ser líder em engajamento, entre os 12 maiores times do Brasil (e a Chapecoense). Segundo um outro software de monitoramento.

E confirmamos que o Botafogo teve um ótimo desempenho no quesito engajamento por seguidor. Aliás, já tínhamos feito uma análise sobre o mês de janeiro, onde o Botafogo liderava o ranking de engajamento por seguidor no Facebook e Instagram.

Mas isso é pouco para poder afirmar que alguém tem o maior engajamento. No Futebol Retweet usamos 3 rankings de engajamento. O Absoluto (pontuação total) o Por Seguidor (pontuação dividida pelos seguidores) e Por Post (pontuação dividida por postagem).

E para uma análise mais completa, é importante analisar mais de um fator.

Se analisarmos apenas a pontuação total, quem tem mais seguidores tem mais chance de se destacar. Mas não é regra.

O Flamengo tem menos seguidores que o Corinthians no Twitter e no Facebook, mas costuma ter um engajamento absoluto maior que o clube paulista.

No YouTube o Flamengo é o quarto colocado no total de seguidores, mas frequentemente é o primeiro em engajamento absoluto.

O ranking de engajamento por seguidor é muito instável.

Em fevereiro, o maior engajamento por seguidor, no Twitter (dos 24 clubes que monitoramos) foi do Atlético Goianiense.

goianiense

O principal motivo do pico do Atlético Goianiense foi esse tweet:

O clube teve a 20ª pontuação absoluta no mês, mas a primeira no índice por seguidor porque com esse tweet provocando o Corinthians, muitos torcedores de outros times curtiram e deram RT. O que é muito comum em tweets bem humorados (como esses) e polêmicas. Por isso é complicado usar só esse ranking para avaliar o engajamento.

Como já afirmamos, o trabalho do Botafogo é ótimo, e se confirma com nosso post de janeiro. Porém, achamos mais justo avaliar também com outros critérios.

Se só fôssemos usar UM critério para falar de maior engajamento, poderia ser o absoluto. Já que é exatamente a maior pontuação, sem nenhuma avaliação. Quer dizer que foi mais gente interagindo com as postagens. Se um patrocinador quer alcançar o maior número de pessoas nas redes sociais, esse é um bom ranking.

Mesmo assim, dificultaria comparações entre clubes com grandes diferenças de número de seguidores. Por isso é importante cruzar os dados com as outras tabelas. Observando um bom desempenho por seguidor constante (como o Botafogo tem mostrado) indica que o clube vem fazendo um bom trabalho. O que não quer dizer que alcançou mais pessoas que os tweets do Flamengo, mas mostra que eles tão fazendo um bom trabalho para os torcedores do clube.

Se você só quer avaliar que engajou muita gente (mesmo de outros clubes) tweets como o do Atlético Goianiense (além de polêmicas e provocações em geral), entram na conta. Mas se você quer avaliar a constância de uma comunicação, o ideal até seria descartar esses pontos fora da curva.

No Futebol Retweet temos as informações necessárias para cruzar dados e fazer análises mais profundas. Mesmo as que fazemos no Blog não são tão aprofundadas porque não interessariam a grande maioria do público.

Mas sabemos como todo mundo gosta de um ranking. E fizermos um consolidado, baseado tanto na pontuação absoluta, a por seguidor e a por post, para chegar em um número mais equilibrado.

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Este ranking leva em conta 3 tipos de critérios: um com pontuação absoluta, outro com pontuação relativa ao número de seguidores e outro com pontuação relativa ao número de posts, ou seja, média por post. Cada um destes critérios tem um peso diferente. Além disso, cada tipo de interação (compartilhamento, curtida, etc), em cada rede social também têm pesos diferentes. Por exemplo: compartilhamento no Twitter tem um peso maior que um compartilhamento no Facebook. Por fim, outro peso que levamos em consideração é a posição que cada clube se encontra em cada rede social em cada tipo de interação.

Nem isso é o bastante para fazer avaliações mais precisas. Até categorização de posts nós fazemos para poder entender melhor o comportamento das torcidas.

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Avaliar desempenho de redes sociais e planejar à partir dos resultados obtidos é muito complexo e não existe uma fórmula. E como nosso serviço é especializado em futebol, temos detalhes como excluir os horários próximos aos jogos, para poder analisar o desempenho da rede social sem a variação das partidas. E até cruzar o desempenho com os resultados das partidas.

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Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.

Mais informações públicas sobre as redes sociais dos
clubes de futebol no site do Futebol Retweet.