Engajamento real dos clubes brasileiros – FEV/2017

Saiu hoje (10/03/2017) no Lance!, um post sobre engajamento dos clubes brasileiros de futebol em Fev/2017 nas redes sociais. No post, o Botafogo é eleito o grande vencedor. Não só no futebol, mas também abrangendo outras áreas: “… a capacidade do Botafogo nesse cenário foi muito superior aos outros clubes. Mesmo em relação a outras áreas que são abordadas…”

Muitos torcedores que acompanham nosso trabalho vieram nos perguntar a respeito dos números divulgados. Para quem não nos conhece, somos uma empresa que monitora mídias digitais (redes sociais, sites, blogs, etc) dos 24 clubes brasileiros que disputaram a série A do Brasileirão em 2016 e/ou disputarão em 2017.

Nossas análises são realizadas individualmente devido a grande diferença entre as características de cada rede social, e até mesmo devido a diferença da audiência de um mesmo clube em cada uma das redes sociais. Aqui no blog, o leitor pode acompanhar análises que estamos fazendo desde meados de 2016.

O objetivo deste post não é confrontar a análise feita pela empresa entrevistada pelo Lance!, uma vez que conhecemos o trabalho deles e apesar de não termos contato, parece ser uma empresa muito séria. Ademais, de acordo com o critério adotado, a análise está correta.

Porém, consideramos que a análise foi simples, com base em apenas um critério: o de engajamento por seguidor. Como explicado no post: “… o cálculo para se chegar ao resultado foi composto pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede que é multiplicada por cem e depois dividida pelo número de seguidores do clube em cada rede por dia”

Para mostrar um cenário mais realista ao torcedor, resolvemos fazer este post, com uma análise bem mais abrangente. Vamos ao que interessa!

A tabela abaixo mostra a diferença de análise entre a empresa citada no post do Lance! e a do Futebol Retweet:

tela1

A comparação deixa clara a diferença de abrangência da análise – o que não quer dizer que uma esteja certa e outra errada, são apenas critérios diferentes, e cada um pode seguir aquilo que achar mais justo.

Antes de mostrarmos o ranking do Futebol Retweet, mais 2 ponderações:

  •  Os clubes do RJ, com exceção do Flamengo, têm menos seguidores que os de SP, e o engajamento por seguidor é o retrato inverso. Isso evidencia a fragilidade do único critério adotado no post do Lance!. É natural que os clubes com grande visibilidade, mas com menos seguidores consigam uma pontuação relativa mais expressiva (e é por isso que adotamos 3 critérios, não apenas um). Quando ocorre algum fato fora do corriqueiro, isso fica ainda mais evidenciado. Como exemplo, podemos citar a participação do Botafogo na Libertadores. Era uma demanda reprimida da torcida, que quando aconteceu gerou um buzz fora do normal. É claro que não é só o Botafogo que tem demanda reprimida. O Flamengo também, mas estreou em março, portanto fora do tempo analisado.
  • O conteúdo produzido, a forma de comunicação e o horário escolhido para postar são MUITO importantes para o sucesso de um perfil, não é só o conteúdo em si. No caso do futebol, ainda tem um fator importantíssimo: a fase do time!

 

Ranking Consolidado

tela2