linhainvertidosquare

Rankings de engajamento das redes sociais [FEVEREIRO 2017]

Rankings de engajamento, em fevereiro, dos 20 times da Série A, de 2017, e os quatro que caíram em 2016. Quem quiser, pode comparar com os números de janeiro.

Twitter

ranking-engajamento-twitter-fevereiro-2017

Assim como em janeiro, o Flamengo segue liderando, com folga, no Twitter. Com mais de 30% do engajamento total no mês, se mantém com o primeiro lugar. Os principais picos de pontuação foram nas vitórias nos clássicos contra Botafogo e Vasco, que também contaram com provocações aos adversários.

O Vasco, que ficou em quarto, em janeiro, subiu para a segunda posição. Com destaque para o engajamento que o clube conseguiu com a chegada do Luis Fabiano.

O Corinthians caiu uma posição em relação ao mês anterior. E assim como o Flamengo, teve um pico de engajamento no clássico. E o tweet de maior pontuação do clube, no dia, foi uma provocação à expulsão errada no derby.

O São Paulo subiu de quinto para a quarta posição. E os picos do gráfico de engajamento do clube batem muito com os dias das partidas do tricolor.

ranking-engajamento-twitter-spfc-fevereiro-2017

A tabela completa dos 24 times monitorados:

 

ranking-engajamento-twitter-geral-fevereiro-2017

Facebook

Apenas uma alteração no G4 do engajamento do Facebook, em relação a janeiro. O Botafogo aproveitou a Libertadores para pegar o quarto lugar da Chapecoense.

captura-de-tela-2017-03-01-as-11-06-48

O Flamengo também ficou em primeiro, mas com “apenas” 16% do engajamento da rede social. Quase metade do que conseguiu no Twitter. Mesmo assim, ainda está à frente dos outros. Assim como na rede de 140 caracteres, os clássicos também impulsionaram as pontuações dos dias das partidas.

O São Paulo manteve a segunda colocação que já tinha em janeiro e também repetiu o bom engajamento nos dias dos jogos, como no Twitter.

O Corinthians manteve a mesma posição de janeiro e assim como na outra rede, teve um pico de engajamento bem expressivo no dia do clássico contra o Palmeiras, também aproveitando a confusão do juiz que expulsou o jogador errado.

Os três primeiros colocados tiveram bons engajamentos com os mesmos temas nas duas redes sociais. O que não é tão comum quanto a maioria pode imaginar.

O gráfico do Botafogo mostra perfeitamente os jogos da Libertadores. Demonstrando também um bom engajamento nos dias seguintes. Muito por causa dos tweets pós jogo, que saíam depois da meia noite.

ranking-engajamento-facebook-botafogo-fevereiro-2017

A tabela completa dos 24 times monitorados:

ranking-engajamento-facebook-geral-fevereiro-2017

Instagram

Flamengo e Corinthians se mantiveram bem à frente dos demais Clubes.

ranking-engajamento-instagram-fevereiro-2017

O Botafogo roubou a terceira posição do São Paulo, que caiu para quinto e o Vasco manteve a quarta posição.

Os maiores engajamentos no Instagram seguiram as tendências dos clubes nas outras redes.

YouTube

O YouTube costuma ser a rede social que menos se compara com as outras. Até pelo conteúdo ser mais diferente.

ranking-engajamento-youtube-fevereiro-2017

Nas primeiras quatro posições, a única alteração (em relação a janeiro) foi a troca de posições entre o São Paulo e o Palmeiras.

O maior engajamento do Flamengo foi no vídeo de bastidores da estréia do Berrío.

O São Paulo teve um engajamento incrível nos quarto vídeos do pós jogo da vitória sobre o Santos.

O Palmeiras teve uma ótima resposta da torcida aos vídeos da estréia do Borja, contra a Ferroviária.

Mesmo sem algum pico expressivo, o Santos se manteve bem nos vídeos de bastidores, como é normal no clube.

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.