golaco-scarpa

Em disputa entre golaços, ganhou quem postou mais

Em noite de golaços, o Botafogo conseguiu o triplo do engajamento médio do clube, no Twitter. E o Fluminense quintuplicou o dele.

Mesmo com o alvi-negro jogando a Libertadores, e o tricolor na primeira fase da Copa do Brasil, o Fluminense conseguiu ficar um pouco à frente do Botafogo.

O Michael sugeriu, no nosso Twitter, que a “culpa” da liderança do Fluminense tivesse sido do golaço do Scarpa, do meio de campo. E ele estava certo.

Melhores Tweets Fluminense
Melhores Tweets Fluminense

Os quatro tweets de maior engajamento do clube foram enaltecendo o gol. Foram mais de 20 mil, dos 38 mil pontos de engajamento do Fluminense, no dia (16/02).

Mas o Botafogo também teve um golaço. E ficou na ponta do engajamento do dia.

Melhores Tweets Botafogo
Melhores Tweets Botafogo

A maior diferença foi que o alvi-negro explorou menos a bicicleta do Pimpão. Tirando o tweet sobre o gol, que ficou em 1º, ele só foi citado no 6º e no 12º melhores do dia. Mesmo assim, foi mais discreto que as mensagens do Fluminense.

Já fizemos outro comparativo onde mostramos que a quantidade de tweets sobre um assunto ajudam muito a potencializar o engajamento.

Não que seja tão importante ficar à de um adversário no ranking de engajamento de um dia. Mas isso mostra que a torcida gosta de enaltecer esses feitos várias vezes. Uma única mensagem não é o bastante para eles.

Caso o Fluminense tivesse exagerado na exaltação ao gol, veríamos uma queda brusca no engajamento das mensagens sobre o gol. Mas foram quatro tweets que pontuaram bem e ainda tiveram um engajamento crescente. Quando o gol foi citado no “ao vivo” teve um engajamento menor que o quarto tweet (em ordem cronológica).

Com isso o Fluminense conseguiu um engajamento maior (38 mil pontos) em um jogo de menos visibilidade que o do Botafogo (35 mil pontos).

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.