tweet-atletico-go-drogba-2

Provocação a outros times ajuda clubes com poucos seguidores conseguirem grande engajamento relativo

Muitas vezes baseamos nossas análises, no Twitter, no engajamento absoluto. Onde o que importa é o número de RTs e Favs para analisar quais tweets tiveram a maior visibilidade e interações. Mas também temos outras análises. Como o engajamento por seguidor.

Principalmente no Twitter, é um gráfico bem volúvel. Principalmente quando um time com poucos seguidores consegue viralizar um post. Geralmente quando vence um adversário de mais tradição (e os rivais do derrotado dão RT para provocar) ou quando parte pro humor.

Engajamento Absoluto

Nesse início de fevereiro, esse é o gráfico de engajamento absoluto de Atlético Goianiense, Botafogo, Flamengo e Palmeiras.

twitter-engajamento-absoluto

O Flamengo é, disparado, o clube de maior pontuação. O Botafogo também se destaca em alguns pontos, o Palmeiras vem atrás e o Atlético Goianiense fica bem abaixo até da média geral.

Engajamento Relativo

Já o gráfico de pontuação de engajamento, por seguidor, fica completamente diferente.

twitter-engajamento-relativo

O Atlético Goianiense teve um pico impressionante no dia primeiro. Com apenas um tweet.

Aproveitaram para provocar o Corinthians, pela negociação com o Drogba, e conseguiram um engajamento incrível, com muitos torcedores de outros clubes aproveitando para provocar o time paulista.

Como o Atlético Goianiense só tem 20 mil seguidores, cada ponto de engajamento fica amplificado. Se fossem só os perfis que seguem o time goiano, seriam mais de 20% dando RT no tweet. O que seria inacreditável.

Clubes com mais seguidores sofrem nesse gráfico relativo. Porque quando viralizam um tweet o desempenho é muito mais discreto, relativamente, que o de um time com poucos seguidores.

Essa provocação ao Corinthians alcançou mais de 16 mil pontos de engajamento. Enquanto a maioria dos tweets do clube goiano não passam de 50 pontos.

Ainda em fevereiro, outro tweet do Altético teve bastante destaque.

Foram mais de 70 pontos, ainda bem acima da média do clube. Boa parte disso vindo de botafoguenses, curtindo e retweetando.

Os dois gráficos são muito importantes e permitem análises diferentes. Assim como um que nem abordamos aqui que é de pontos por tweet. Cada um dá uma visão diferente sobre o que acontece no Twitter.

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.