tw-fbsquare

Início do Paulistão reflete no engajamento do Twitter. Mas não no Facebook.

Semana passada, fizemos um texto mostrando que sem a disputa de um campeonato, os clubes paulistas estavam com engajamento abaixo do normal. Comparando com os números de 2016. Agora, com o início do Paulistão, refizemos a análise tanto do Twitter, como do Facebook.

Twitter

A primeira coluna é a colocação do time no ranking de engajamento de 2016. A segunda, é de antes do Campeonato Paulista começar, mas com outros estaduais já em andamento. A terceira é da rodada desse fim de semana, incluindo a sexta-feira. Tudo isso no Twitter.

Ranking Engajamento Estaduais Twitter

O início do Paulistão teve um reflexo imediato no engajamento dos times paulistas.

Mesmo com a derrota do São Paulo, o clube teve um bom engajamento até por conta da provocação dos rivais. Dos 6 tweets de maior engajamento do clube, no dia, 4 foram os gols do Audax e um o post da divulgação do fim da partida.

Se de 2016 para o primeiro período de 2017, os clubes paulistas tinham perdido, somados, 18 posições no ranking de engajamento, no período já com o paulistão, tiveram o saldo positivo de uma posição. Melhorou a situação em relação ao total do ano passado.

Facebook

O Twitter costuma sentir essas mudanças mais rápido, como foi mostrado na tabela acima. Já o Facebook não é tão volúvel. Como já mostramos outras vezes, e o comportamento se repetiu.

Ranking Engajamento Estaduais Facebook

Se antes da volta do Paulistão, os clubes de São Paulo tinham perdido nove posições em relação ao ranking de 2016. Com a primeira rodada do Campeonato Paulista, os times, somados, possuem a mesma perda nove posições.

Individualmente, o Palmeiras teve um bom crescimento com a primeira rodada do campeonato. Mesmo ainda estando abaixo da posição alcançada em 2016, com a estreia no campeonato, o clube subiu quatro posições, em relação ao período analisado anteriormente.

Enquanto no Twitter o São Paulo teve um bom engajamento muito por provocação dos torcedores de outros times, dando RT nos tweets onde o tricolor citava os gols do Audax, no Facebook isso não acontece. O que ajudou o clube a ter um engajamento mais baixo nessa rede, enquanto foi o melhor paulista na outra.

 

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.