twsquare

Campeonatos estaduais ainda são relevantes para o engajamento, no Twitter

Com os campeonatos estaduais já iniciados, os quatro clubes cariocas tiveram a companhia do Cruzeiro nas 5 primeiras posições do ranking de engajamento (entre 27/01 e 02/02).

Ranking Engajamento Twitter

Os jogos dos campeonatos estaduais são responsáveis pela maioria dos picos de engajamento dos clubes, no período analisado.

grafico-engajamento-cariocas

Além das partidas, o Vasco teve um bom engajamento dia 28/01, reflexo da vitória sobre o time de basquete do Flamengo, e o Cruzeiro no dia 31/01 com o retorno do Lucas Silva.

Por mais que os campeonatos estaduais não tenham a mesma importância de antigamente, ainda são jogos oficiais que movimentam o Twitter dos clubes.

Clubes Paulistas

No mesmo período, os clubes paulistas só fizeram amistosos. Que geraram picos de engajamento, mas mesmo assim não atingiram pontuações tão expressivas quanto os times que já estavam jogando os estaduais.

grafico-engajamento-paulistas

Nesse período sem partidas oficiais, apenas o Corinthians conseguiu pontuar acima da média dos 24 times (Série A de 2017+4 rebaixados de 2016).

A soma do engajamento no segundo semestre de 2016 teve os 4 principais clubes de São Paulo muito bem classificados. Corinthians 3º, São Paulo 4º, Palmeiras 6º e Santos 7º. Já no período só com amistosos, enquanto outros clubes disputam campeonato, os times paulistas ficaram em posições bem inferiores.

ranking-engajamento-paulistas

Fica clara a diferença de engajamento entre jogos oficiais e amistosos. E como os clubes, por mais que se esforcem, têm o engajamento muito dependente de partidas que estejam valendo algo. Mesmo que seja um só um torneio como a Florida Cup.

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.