linhainvertidosquare

Rankings de engajamento das redes sociais [JANEIRO 2017]

Janeiro terminou e decidimos colocar os principais rankings de engajamento das redes sociais. Monitoramos todos os times da Série A de 2017 e os que caíram ao final de 2016.

TWITTER

Ranking de engajamento dos times no Twitter

O Twitter tradicionalmente já tem um engajamento muito forte da torcida do Flamengo. Mas em janeiro foi ainda mais expressivo. O clube foi responsável por mais de 33% do total de pontos dos 24 times somados. Além de ter feito boas contratações, o rubro-negro carioca soube aproveitar para pontuar muito bem nos anúncios dos novos jogadores.

Outro ranking importante é o de pontos por seguidor.

ranking-relativo-times-janeiro-twitter

A Chapecoense ficou em primeiro, sendo impulsionada pela pontuação conseguida em seu primeiro jogo do ano. Responsável por quase 35% dos pontos no mês.

grafico-relativo-janeiro-twitter

FACEBOOK

ranking-absoluto-times-janeiro-facebook

O Flamengo também ficou à frente dessa rede social. Só que bem mais disputado. O São Paulo, que ficou em segundo, teve um pico de engajamento no dia do título da Florida Cup. Que mostra que mesmo torneios amistosos são importantes para a torcida. O dia da vitória foi responsável por quase 20% dos pontos do tricolor no mês.

grafico-absoluto-times-janeiro-facebook

O ranking de pontuação relativa (pontos/torcedor) muda bastante no Facebook.

ranking-relativo-times-janeiro-facebook

Enquanto no Twitter, 3 dos quatro primeiros colocados se mantiveram os mesmos, no Facebook nenhum dos Top4 da pontuação absoluta se manteve na relativa.

INSTAGRAM

ranking-absoluto-times-janeiro-instagram

Flamengo e Corinthians estão bem à frente dos outros clubes, ambos com mais de 21% da pontuação total.

Já na pontuação por seguidor, o Botafogo se destaca mais uma vez.

ranking-relativo-times-janeiro-instagram

Tanto no Facebook, como no Instagram, o Botafogo obteve pontuações expressivas no dia do jogo da seleção no Engenhão. O Clube soube aproveitar isso, e a imagem do Camilo, para conseguir um bom engajamento.

YOUTUBE

ranking-absoluto-times-janeiro-youtube

Assim como nas outras redes, o Flamengo se manteve no topo das pontuações absolutas do YouTube. E assim como no Twitter, com um percentual bem expressivo (25%) da pontuação total. Além da segunda colocação, o Palmeiras conseguiu quase 20% da pontuação geral. Bem expressivo, o que dá quase metade do engajamento para os dois primeiros clubes do ranking.

Na pontuação relativa, o Cruzeiro ficou em primeiro com uma boa diferença para o segundo colocado.

ranking-relativo-times-janeiro-youtube

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.