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O engajamento nas contratações do Flamengo

Alguns dos maiores engajamentos dos times de futebol vêm das divulgações de contratações de jogadores. Mas, além de cada jogador gerar uma movimentação diferente, nem sempre os clubes usam a mesma fórmula para avisar que chegou um novo contratado.

Esse mês, o Flamengo contratou três jogadores que conseguiram um grande engajamento. Mas cada um teve uma divulgação diferente.

Depois de tweets de uma contagem para a divulgação (que depois foram apagados, impedindo nossa análise posterior), veio a imagem confirmando o Conca.

Mesmo só tendo essa imagem para avaliar, foi a mensagem de divulgação de reforço que atingiu a maior pontuação, 59 mil pontos.

No dia 13 chegou o Rômulo.

Com 35 mil pontos, foi o terceiro que mais teve engajamento. Mas não foi o único tweet sobre a chegada do volante. Nas 10 mensagens de maior engajamento na rede social, no dia do anúncio, outras 3 foram relativas ao Rômulo. O clube fez uma contagem que ajudou a aumentar a expectativa pela chegada, e a atingir uma pontuação mais alta no engajamento do dia.

Somando todos os tweets relacionados ao anúncio, foram 50 mil pontos de engajamento. Ainda não chegou no nível do Conca, mas mostra como o alcance foi maior fazendo mais “barulho” na contratação.

Dia 27 foi a vez da divulgação da chegada do Berrío.

Esse tweet alcançou 48 mil pontos. Um ótimo engajamento. Mas dessa vez a “bagunça” foi ainda maior. O Flamengo pediu atenção.

Agradeceu pela atenção.

E soltou letra por letra de um acrônimo usado pela torcida do Flamengo, no Twitter, para falar de jogadores que estão chegando. Meu Deus Ele Vem.

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d

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E ainda fechou com a bandeira da Colômbia.

Com isso tudo, foram 8 dos 10 melhores tweets, do Flamengo, no dia. Foram mais de 120 mil pontos de engajamento.

Mesmo que, aparentemente, o nome do Berrío não tenha o mesmo apelo que o do Conca, o clube conseguiu ampliar o engajamento atiçando a torcida.

Ano passado, o São Paulo também soube aproveitar bem a contratação do Rogério Ceni, como técnico. Além da mensagem confirmando o acerto, eles também fizeram um teaser que ficou como o segundo tweet mais engajado do ano. Só atrás da mensagem confirmando o ídolo no cargo.

Contratações de grandes nomes sempre conseguem bons engajamentos. Mas quando os clubes aproveitam isso além da simples divulgação, conseguem engajamentos incríveis e muito mais visibilidade nas redes sociais.

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.