aniversariotitulo

Entre título e aniversário, quem ganha é quem mais posta

Ontem tivemos dois acontecimentos que costumam aumentar bastante o engajamento. Um título (do Corinthians na Copa São Paulo) e um aniversário (do São Paulo). Sendo simultâneos, é ótimo para compararmos os casos.

TWITTER

No Twitter, o Corinthians conseguiu larga vantagem, na pontuação de engajamento. Os 88 mil pontos deixaram o clube na ponta do ranking diário. Enquanto o São Paulo ficou em terceiro (atrás do Flamengo) com 50 mil pontos.

grafico-twitter-aniversario-sao-paulo-titulo-copinha-corinthians

Mas quando olhamos o tweet de maior pontuação, do dia, o de aniversário do São Paulo fica na frente, por pouco. Com (no momento) 10.889 pontos. Enquanto o melhor do Corinthians alcançou 10.342.

FACEBOOK

No Facebook o Corinthians também ficou com a maior pontuação do dia. Foram 527 mil pontos contra 271 mil pontos.

grafico-facebook-aniversario-sao-paulo-titulo-copinha-corinthians

Só que, mais uma vez, o post de maior engajamento foi do São Paulo. 153 mil pontos contra 122 mil pontos do melhor do Corinthians. E foram as mesmas imagens que no Twitter.

INSTAGRAM

Na rede de fotos, o Corinthians também ficou em primeiro, com 303 mil pontos. O São Paulo só conseguiu a terceira colocação, com 59 mil pontos.

grafico-instagram-aniversario-sao-paulo-titulo-copinha-corinthians

Só que, mais uma vez, o maior engajamento veio da comemoração de aniversário do tricolor (27 mil pontos).

Aniversário São Paulo

O melhor do Corinthians foi a foto do time campeão (25 mil pontos). A imagem que mais pontuou nas outras redes foi a segunda maior do time, com mais de 24 mil pontos.

Corinthians Campeão da Copinha 2017

Mesmo que o São Paulo tenha conseguido o post de maior engajamento em cada rede social, ficou bem atrás do Corinthians. A grande diferença foi na quantidade de posts.

No Futebol Retweet listamos sempre os 21 melhores posts de cada rede. Em nenhuma delas o São Paulo chegou a 21 mensagens. Já o Corinthians, só não chegou nos 21 no Facebook. Mesmo assim, foram 16.

Apenas uma das três fotos que o tricolor colocou no Instagram foi sobre o aniversário. No Facebook, foram duas, das 11 atualizações. E no Twitter 15 dos 18 tweets. Ao todo, 18 dos 32 posts foram sobre a comemoração da data.

Já o alvi negro colocou as 21 fotos, do Instagram, sobre a vitória na Copinha. Dos melhores 21 tweets do dia, 20 foram sobre o jogo. No Facebook foram 15 das 16 mensagens. Ao todo, 56 dos 58 melhores posts foram sobre o título.

Quando analisamos os pontos por postagem, fica ainda mais claro como fez falta ao São Paulo dar mais destaque ao aniversário do Clube.

No Twitter e no Instagram o tricolor ficou à frente, ma média de pontos por post.

Twitter
por-post-twitter
Instagram
por-post-instagram

Apenas no Facebook o Corinthians conseguiu uma média superior.

Facebook
por-post-facebook

Não dá para afirmar que com a mesma quantidade de mensagens, o São Paulo ficaria à frente do time do Parque São Jorge na pontuação absoluta. Até porque o engajamento tende a se diluir com uma quantidade maior de postagens. Mesmo assim, tinha mais espaço para outros posts comemorando o aniversário do tricolor.

Essa comparação deixa bem clara como a frequência tem uma importância enorme no engajamento. As torcidas gostam de comemorar, tanto aniversário como título. Se alimentar essa vontade de torcer pelas redes sociais, os seguidores vão junto.

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.