No Twitter, a derrota faz a festa dos adversários

O Twitter não é filtrado por algoritmos, como o Facebook. Você fica menos restrito à sua bolha de interesses. Se alguém que você segue deu um RT no tweet de algum time rival, vai aparecer na sua timeline. No Facebook, mesmo que algum amigo seu compartilhe uma mensagem do time que torce (que nem é tão comum, curtir é o comportamento mais habitual) não é garantia que apareça no seu feed.

Ontem, o Flamengo perdeu para o Serra Macaense, e o Botafogo para o Madureira. Os tweets onde os clubes informaram o placar das derrotas foram os que atingiram a maior pontuação de engajamento, do dia.

Top 3 tweets Flamengo
top3tweetsfla
Top 3 tweets Botafogo
top3tweetsbota

No mesmo dia, esses foram os 3 posts de maior engajamento no Facebook.

Top 3 posts Flamengo
top3facefla
Top 3 tweets Botafogo
top3facebot

Nenhuma citação às derrotas. No Facebook é mais difícil de viralizar um resultado negativo que no Twitter. Também é bem comum que o tweet de um time de menor expressão comemorando vitória em cima de um grande tenha um engajamento bem superior ao comum desses clubes com menos seguidores. Os rivais têm o costume de usar isso para provocar os derrotados.

 

Pontuações fechadas no momento de criação do texto.
Baseadas no monitoramento próprio do Futebol Retweet,
seguindo o seguinte cálculo.