instagram-camisa-corinthians

O crescimento de seguidores com Facebook e Instagram na camisa do Corinthians

Na partida do Corinthians, contra o Vasco, pela Florida Cup, o time paulista usou logos do Facebook e Instagram nas mangas, com os perfis do clube.

corinthians-facebook-divulgacao

Mesmo não tendo como único objetivo divulgar os perfis para conseguir mais seguidores, já que faz parte de uma ação com o Facebook (que também é dono do Instagram), resolvemos comparar a quantidade de novos seguidores durante essa partida, com uma partida anterior, sem a divulgação.

Selecionamos um dia que também não teve muita oscilação no horário fora do jogo, para uma comparação mais clara dos gráficos. A partida escolhida foi contra o Inter, no dia 21/11/2016.

facebook-florida-cup-corinthians

corinthians-seguidores-facebook-partida

Apesar dos gráficos serem bem semelhantes, na comparação com o Flamengo (clube que rivaliza com o Corinthians em quantidade de seguidores), a diferença no percentual de novos seguidores foi maior na partida da Florida Cup.

Mesmo assim, não dá para afirmar que a divulgação dos perfis fez uma diferença real na quantidade de novos seguidores.

É comum que os dias com jogos tenham aumento na quantidade de seguidores, como vocês podem ver nas marcações de dias de partidas, no gráfico abaixo.

seguidores-corinthians-outubro-2016

A mesma comparação pode ser feita em janeiro, com os picos de novos seguidores sendo no dia do jogo contra o Vasco, e na partida da Copinha, contra o Inter.

seguidores-corinthians-janeiro-2017

No Instagram fizemos a mesma comparação do jogo contra o Vasco e contra o Inter (em 2016).

instagram-corinthians-seguidores-18-01-2017

instagram-corinthians-seguidores-21-11-2016

Mesmo com esse crescimento no dia do jogo, não refletiu em um número expressivo, quando olhamos o mês de janeiro.

instagram-corinthians-seguidores-janeiro-2017

É interessante ver o Corinthians fazendo parcerias com as redes sociais. E certamente existe alguma contra partida para a divulgação das marcas na camisa do clube. Para conseguir novos seguidores não foi tão benéfico assim. Mas as outras ações que podem estar atreladas à parceria podem ser ainda mais eficientes em aumentar o número de torcedores seguindo o clube no Facebook e Instagram.