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São Paulo é destaque de engajamento em Novembro

O ano de 2016 não vai deixar saudades para o São Paulo, no entanto, em meio a uma campanha que pouco empolgou no Campeonato Brasileiro, a torcida tricolor mostrou o seu potencial de engajamento nas redes sociais com os acontecimentos de Novembro. O mês para o São Paulo, começou com uma goleada por 4×0 no clássico contra o Corinthians e terminou com o anúncio da volta de Rogério Ceni ao clube, agora como treinador. As vitórias diante de Grêmio e Atlético-MG e a contratação do atacante Wellington Nem, tiveram, individualmente, uma repercussão menor, comparando-se com os dois principais eventos do mês, mas reuniram um peso notável para os impressionantes números de engajamento dos perfis do tricolor paulista.

Em termos de novos seguidores, o São Paulo aumentou sua base no Twitter em 30.301 novos followers, 194% acima da sua média mensal até Outubro. No Facebook, foram 38.805 novas curtidas, impressionantes 679% a mais do que a média mensal até o momento, que era de cerca de 5.700 novas curtidas por mês.

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Quanto ao nível de engajamento, o tricolor aumentou sua pontuação em 240% no Twitter e em 214% no Facebook, conseguindo algumas marcas relevantes. A torcida do São Paulo foi a segunda mais engajada no Facebook em novembro, ficando atrás, por muito pouco, do Palmeiras que se sagrou campeão brasileiro no último fim de semana do mês. A pontuação de 6,06M é também, a terceira maior do ano (dados a partir de agosto), entre todos os clubes da Série A, perdendo apenas para a do Flamengo no mês de setembro (9M) e claro, o Palmeiras no mesmo mês de novembro (6,14M). No Twitter, a pontuação de 687K, foi a terceira maior do mês, atrás apenas de Chapecoense, que teve uma interação fora da curva devido ao trágico acidente de avião e do Flamengo, que tem, nessa plataforma uma pontuação acima de 1M em todos os quatro meses que se tem dados. Em parâmetro anual, o engajamento da torcida tricolor no Twitter, em Novembro, é o 6º mais alto, atrás apenas dos já citados de Flamengo e Chapecoense.

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Como citado no início do texto, as postagens que geraram mais engajamento da torcida tricolor, foram disparadamente as relacionadas a vitória no clássico e ao anúncio do novo treinador, Rogério Ceni. Os três picos no gráfico abaixo, representam o clássico no dia 05/11, o anúncio, no dia 24/11 e as postagens de solidariedade às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, no dia 29/11.

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Ao analisar as postagem de maior pontuação no mês, podemos observar algumas diferenças no perfil do torcedor nas diferentes plataformas. No Twitter, a torcida se engajou mais com o anúncio da volta de Rogério Ceni ao clube, enquanto no Facebook, o que gerou maior engajamento, foram os posts relacionados a goleada sobre o Corinthians. Na imagem abaixo, vemos a postagem de maior pontuação em cada uma das redes:

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A segunda postagem que gerou mais engajamento no Facebook, foi a do anúncio oficial de Rogério, no entanto, demais posts relacionados a volta do ídolo, como a entrevista para o site oficial e o vídeo do mascote preparando o Morumbi para a chegada do novo treinador, ficaram atrás de outras quatro postagens relacionadas ao Majestoso. Enquanto isso, no Twitter, os dois posts que geraram mais engajamento com os seguidores, foram relacionados a contratação de Rogério Ceni, tendo o já citado vídeo com o mascote, na segunda colocação.

Apesar de uma boa campanha na Libertadores, 2016 para o São Paulo, ficou marcado pela irregularidade no Campeonato Brasileiro e as eliminações para times de menor expressão. No entanto, ao contrário do que se projetava, os números de Novembro mostram que a torcida tricolor termina 2016 com a auto estima renovada e com esperanças, de em 2017 ter motivos para comemorar e voltar a mostrar todo seu potencial de engajamento nas mídias digitais.

Nota: Para efeito de análise, não foram considerados os posts relacionados a tragédia com o avião da Chapecoense na parte que trata sobre as postagens com maior pontuação pelo fato de ser um acontecimento que gerou pontos fora da curva, com altos índices de engajamento para todos os clubes.