O Twitter é ao vivo. O Facebook é de momentos.

No dia 12/09/2016, o único jogo foi entre Fluminense e Atlético MG. O que influenciou diretamente no desempenho dos dois times no Twitter.

twitter

Principalmente no momento da partida, vemos os dois clubes disparando. E os posts de maior destaque, dos dois times, foram os gols marcados.

É de se esperar que no Facebook os dois times também se destaquem, não?

facebook

Não. No Facebook o jogo do dia não influencia tanto. Nenhum dos times que entrou em campo ontem ficou entre os 4 maiores pontuadores.

Flamengo foi o único a conseguir um pico de engajamento relacionado a algo de momento. Foi transmitindo a coletiva, ao vivo, do Diego.

coletivadiego

O Santos conseguiu um grande destaque com uma mensagem de otimismo aos torcedores.

santos

Já o Botafogo comemorou o nascimento do filho do goleiro Sidão.

botafogosidao

Redes sociais diferentes possuem comportamentos bem diferentes. E esse é um claro exemplo disso. O Twitter é sempre mais instantâneo. O Facebook fica num meio termo entre conteúdos mais densos (como a coletiva) e o engajamento em fotos que a torcida curte. Para ir bem nas duas redes, é necessário ter conteúdos diferentes para elas. Não adianta só fazer o mesmo em ambas.